• Luiz Valério

Boa Vista ganha sua atração turística mais marcante: o Parque do Rio Branco


A maior obra turística de Roraima foi entregue à população. A prefeita Teresa Surita inaugurou na noite deste domingo, 20, o Parque do Rio Branco. O complexo conta com um mirante de 100 metros de altura, a maior Selvinha Amazônica de Boa Vista, mural artístico, além de outros atrativos.


A construção de todo o complexo do Parque do Rio Branco aconteceu em parceria com o ex-senador Romero Jucá em Brasília e as obras de desapropriação da área foram com recursos próprios da prefeitura.


A solenidade de entrega do parque foi marcada por muita emoção. O mirante recebeu o nome de Edileusa Lóz, em homenagem à ex-servidora da Prefeitura de Boa Vista e ex-candidata à vice-prefeita da capital que faleceu este ano em decorrência da covid-19.


No momento principal da noite, o mirante se transformou em uma tela gigante e foi iluminado por uma projeção acompanhada de queima de fogos de artifício que durou cerca de 10 minutos. Um verdadeiro espetáculo de luzes e cores no céu de Boa Vista.


O parque, erguido às margens do principal rio de Roraima, dá uma nova cara a uma área que sofria com alagamentos provocados pelas chuvas e que também era conhecida pelo intenso tráfico de drogas.


“Isso aqui não é só uma obra física, é também uma obra social e é o maior legado que eu deixo para Boa Vista. Aqui era um bairro com muitos problemas de drogas, de prostituição, de alagamento, de violência. Então, estou com o sentimento de dever cumprido em poder entregar essa obra tão imponente e fazer essa transformação em Boa Vista”, disse a prefeita Teresa Surita.


As mais de 350 famílias que ali residiam em situação precária foram indenizadas de forma justa e transparente e tiveram a oportunidade de mudar para locais com mais infraestrutura e melhores condições de moradia.


A inauguração do Parque do Rio Branco foi prestigiada por crianças e adultos que ficaram surpresos e encantados com a beleza e atrativos do local. “Achei maravilhosa toda estrutura. Uma estrutura complexa, mas que foi recompensada com muito trabalho da nossa prefeita. Foi gratificante ver toda a grandeza desse parque. Um novo conceito para nossa cidade, uma nova área de lazer, mostrando nossa cultura roraimense”, comentou o vendedor Denilson Cirílo, 29 anos.


“Eu achei que Boa Vista só tem a ganhar, que é um ponto turístico onde as famílias podem se beneficiar desse espaço. Além de ter uma vista maravilhosa que é o nosso rio Branco. É um legado que vai ficar par a história”, disse Weberson Melo, operador de caixa, 24 anos.


Confira os principais atrativos do Parque do Rio Branco


O Parque do Rio Branco é uma extensa área repleta de atrativos para todas as idades.


Mirante: O mirante Edileusa Lóz possui 100 metros de altura, é a estrutura mais alta de Boa Vista. Lá em cima, o visitante terá uma vista panorâmica de Boa Vista e do rio Branco e ainda uma passarela com piso de vidro.


A parte superior do tem 250m² e capacidade para receber 250 pessoas simultaneamente. Devido à pandemia de covid-19, inicialmente, será liberada a permanência de um número reduzido de pessoas por vez, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária. Durante esta semana serão divulgados o horário de funcionamento e forma de acesso.


Selvinha Amazônica: O Parque do Rio Branco abriga a maior Selvinha Amazônica de Boa Vista. São mais de 160 elementos artísticos, entre esculturas de animais típicos da Amazônia e atrativos para as crianças. A Selvinha possui oito cenários e conta com área seca e molhada. O colorido garante um cenário lúdico e encantador.


Mural Artístico Cultural: O muro do Parque do Rio Branco é uma verdadeira galeria a céu aberto. O local expõe 34 obras de artistas regionais dentro do tema “Nosso Rio, Nossa História, Nossas Famílias”. O mural também é composto por uma obra gigante do artista reconhecido em todo o mundo, Eduardo Kobra, que retratou as diversas características do povo, da cultura e das belezas de Boa Vista, com o hiper-realismo e os famosos traços coloridos que marcam seus trabalhos.


Outros atrativos: O parque ainda conta com um espelho d’água em formado de meia lua, calçadões propícios para a prática de caminhada e praia. O local ainda vai receber quadras esportivas, ciclovia, lanchonetes e arborização.


Texto da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Boa Vista

49 visualizações0 comentário