• Macuxicast

Os signos e significados da vida da antropóloga Ananda Machado


Nas aulas de línguas indígenas das quais participa, Ananda Machado incentiva alunos e professores a escreverem placas de informação e sensibilização ambiental

Uma vida repleta de signos, significados e ressignificações a partir da sua vivência com as comunidades indígenas. Assim tem sido a labuta profissional e pessoal da professora e antropóloga, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Ananda Machado.


Efetiva do Curso de Gestão Territorial Indígena, no Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena, da UFRR, desde 2009, Ananda tem feito dessa relação pluriétnica e cultural um exemplo de respeito ao próximo, às tradições ancestrais e aos povos indígenas de Roraima.


Em sua lida acadêmica, Ananda tem ensinado e aprendido as línguas Macuxi e Wapichana. Com seu olhar afetuoso e respeitoso para com os povos originários de Roraima, ela vai ajudando as comunidades indígenas a contar e registrar suas histórias e memórias na língua materna.


Neste episódio do @Macuxicast, Ananda Machado nos fala sobre esse trabalhado fascinante, que a apaixona dia após dia, há muitos anos, e que também nos inspira.


Clica no link e acessa nosso site no Anchor para compartilhar nosso mais novo episódio com a Ananda Machado.