• Luiz Valério

O Brasil redescobre o Mito de Makunaima pelas lentes roraimenses


macunaima-o-heoi-sem-carater-de-mario-deandrade-por-grande-otelo
O indígena de Makunaima deu origem ao personagem literário Macunaima, de Mário de Andrade

Conta a lenda que Makunaima, o herói indígena, nasceu e habitava no Monte Roraima, que então tinha a forma de uma árvore gigante. De tão grande, a árvore tocava o céu.


Certo dia, Makunaima cortou o tronco da árvore, que se despedaçou no chão, dando origem a inúmeras outras plantas frutíferas. O que restou da imponente árvore se transformou no Monte Roraima.


Essa é uma das versões para um dos mitos mais controversos e estudados por etnólogos e antropólogos da região circum-Roraima. De tão forte, o mito deu origem ao personagem Macunaíma, o herói sem caráter do Brasil, fruto da imaginação do extraordinário escritor Mário de Andrade.


Por aqui, o assunto virou objeto de estudo e uma ideia fixa na cabeça do cineasta Thiago Briglia. Tanto assim que, já em 2007, ele filmou o bem-sucedido DocTV Nas Trilhas de Makunaima. Começava ali uma relação profunda de um artista engajado pelas causas sociais e indígenas com o mito que incorpora a identidade do povo brasileiro.


Agora, depois de vários filmes de sucesso regional e nacional, Thiago chega ao ápice da sua carreira ao vencer o prêmio de Melhor Filme, do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, com o longa Por onde anda Makunaima, um documentário de 84 minutos.


O filme é uma co-produção da Platô Filmes (Roraima) e da Boulevard Filmes (São Paulo). Pelas lentes do roraimense Thiago Briglia, o Brasil redescobriu e está revisitando o Mito de Makunaima.


O podcast Direto ao Ponto conversou com Thiago Briglia sobre a grande vitória no 53o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e sobre o desmonte das políticas culturais que vivemos hoje no Brasil.


Aproveita, aperta o play e curte aê 👇👇👇👇👇



Confira a ficha técnica do filme "Por onde anda Makunaíma":


Produção

Platô Filmes


Co-Produção

Boulevard Filmes


Direção e Montagem

Rodrigo Séllos


Produtores

Letícia Friedrich

Thiago Chaves Briglia


Produtor de Locação e Pesquisa

Irmânio Magalhães


Som direto

Cláudio Lavôr

Gian Ciminelli

Hudson dos Santos


Edição de som e mixagem

Cláudio Lavôr


Direção de Fotografia

Julio Costantini

Marcelo Paternoster


Produtores Executivos

Letícia Friedrich

Thiago Briglia


Argumento

Klaus Schmaelter

Rodrigo Séllos


Roteiro

Juliana Colares