• Macuxicast

Governo disponibiliza R$ 11 milhões para fomentar economia da cultura em Roraima

Atualizado: 19 de Dez de 2020



Seguem abertas até o dia 7 de dezembro, as inscrições gratuitas para os editais emergenciais de seleção e premiação de projetos ligados à cultura e a economia criativa de Roraima, conforme disposto na Lei nº 14.017, de 29 de junho de 2020 (Lei Aldir Blanc). Os editais estão disponíveis no site da Secretaria de Cultura. O prazo de inscrição foi aberto no dia 27 de novembro.


O lançamento dos editais pelo Governo de Roraima foi uma resposta às reivindicações dos artistas roraimenses. O governador Antônio Denarium também atendeu ao pedido da classe artística, apresentado em reunião, ocorrida no dia 27 de novembro, para que fosse feitas mudanças nos editais.


Foram lançados 11 instrumentos de seleção pública que irão investir R$ 11.054.053,40, em diversos segmentos da cadeia produtiva da cultura e economia criativa.


Estão contempladas nos editais as áreas do audiovisual, da música, do artesanato, da literatura, das artes cênicas, das artes visuais, da cultura alimentar, da cultura indígena, da cultura popular e afro-brasileira, da economia criativa e Gestão, pesquisa, da difusão e capacitação nas áreas da cultura, da economia criativa e do patrimônio histórico.


Secretário de Cultura diz que editais são resultado de diálogo com os artistas


O secretário de Cultura de Roraima, Johnson Castro, disse que os editais foram construídos em diálogo com a classe artística. Segundo ele, isso demonstra o compromisso do Governo na formação de políticas públicas com participação ativa da sociedade civil, em especial dos fazedores da cultura.


“Nós realizamos alterações nos editais após reunião com a classe artística que ocorreu nesta segunda-feira, entre elas, a mudança no período de inscrições e de impugnação do edital” ressaltou Castro.

O pagamento dos editais selecionados será feito em parcela única, após a publicação do resultado final no Diário Oficial do Estado de Roraima e a assinatura do termo de compromisso.


“O edital exige que os projetos possuam qualidade e relevância, levando em consideração o conceito e o conteúdo das informações artísticas e culturais apresentadas, Ineditismo na apresentação da proposta”, disse Raphael Mendes, diretor de Produção Cultural da Secult.

A lista dos classificados será publicada no diário oficial do Estado de Roraima, indicando o nome do proponente, o lote e o valor do prêmio.


As minutas referentes a lei Aldir Blanc também foram disponibilizadas oferecidos de forma virtual ou presencial, e podem ser acessados por meio do site em destaques de notícias e em downloads.


As inscrições


Os interessados podem se inscrever nos e-mails previstos nos editais, bem como de forma presencial no Departamento de Promoção Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, localizado no Palácio da Cultura Nenê Macaggi - Praça do Centro Cívico, n. 84, no horário de 8h30 a 12h30.


Fazer jornalismo independente é uma tarefa custosa. Se você gosta do nosso trabalho e quer continuar sendo informado com independência, considere fazer uma doação para o blog. Doe com o PicPay: @luiz.valerio