• Macuxicast

Escritores fazem festa do poema secreto no último Sarau da Lona Poética em 2020

Atualizado: 19 de Dez de 2020


Em um ano como 2020, marcado por muitas tristezas, momentos de alegria são fundamentais para a saúde mental. Pensando nisso, um grupo de escritores de Roraima decidiu promover a tradicional festa natalina do amigo secreto de uma forma diferente: em vez de trocar presentes, vão presentear uns aos outros com poemas. Seguindo os protocolos de biossegurança nestes tempos de Covid-19, a festa será feita de maneira virtual, com transmissão pela internet.


A festa do poema secreto dos escritores de Roraima vai integrar a programação da última edição deste ano do Sarau da Lona Poética, agendado para o sábado 19 de dezembro, às 19h30, no canal de youtube do grupo literário Coletivo Caimbé.


O Sarau é um evento organizado mensalmente pelo Coletivo Caimbé desde 2014. Neste ano migrou para as redes virtuais a fim de garantir a segurança sanitária de todos os poetas, músicos e artistas que costumam participar desta atividade.


A ideia de fazer a festa do poema secreto como parte da Lona Poética e transmitir isso para o público nasceu em conversas mantidas em um grupo de whastapp que reúne mais de 50 autores de Roraima.


“Já estávamos pensando em quais seriam os nossos convidados especiais para a edição de dezembro, quando o poeta Roberto Mibielli sugeriu esta troca de poemas, que será também a quarta etapa da Campanha Leia um Livro e Se Puder Fique em Casa, promovida desde maio por escritores de Roraima para incentivar as pessoas a lerem mais livros e blogs e evitar aglomerações”, explica Edgar Borges, escritor e articulador do Coletivo Caimbé.


"Vejo a campanha que os escritores de Roraima têm feito como muito frutífera. É prazeroso, como escritora, conhecer as obras de autores locais, mas ainda mais prazeroso é ver pessoas que não conheciam as produções locais passarem a consumir a literatura roraimense. Isso abre caminhos para novos leitores e novos escritores", diz a poeta Eliza Menezes, uma das organizadoras da campanha.


“A intenção é, além de confraternizar em segurança, oferecer ao público do sarau uma mostra da diversidade literária de nosso Estado”, complementa a poeta Zanny Adairalba, outra articuladora do Caimbé.


Confirmaram participação no Sarau da Lona Poética os escritores Zanny Adairalba, Edgar Borges, Roberto Mibielli, Aldenor Pimentel, Eliza Menezes, Francisco Alves, Elimacuxi, Tiago Gomes, Simão Farias, Rosidelma Fraga, Vanessa Brandão e Marcelo Perez. Também participam os autores Paulo Thadeu, Sérgio Murilo, Shigeaki Ueki, Petira Maria dos Santos, Jacinta Santos, Lindomar Neves Bach, Otaniel Mendes e Roberta Cruz.


Serviço:


O que: Sarau da Lona Poética


Quando: Sábado, 19/12, às 19h30


Onde: Canal do Coletivo Caimbé no youtube: https://youtube.com/coletivocaimbe


Com quem: vinte autores de prosa e poesia residentes em Roraima


Fazer jornalismo independente é uma tarefa custosa. Se você gosta do nosso trabalho e quer continuar sendo informado com independência, considere fazer uma doação para o blog. Doe com o PicPay: @luiz.valerio

18 visualizações0 comentário