• empresaverbodigita

Escritor Edgar Borges conversa em webprograma com produtores de arte em Roraima


O escritor e jornalista Edgar Borges tem dialogado todas as semanas com um artista roraimense em seu webprograma no Youtube
O escritor e jornalista Edgar Borges tem dialogado todas as semanas com um artista roraimense em seu webprograma no Youtube

Um encontro semanal para conversar com representantes da área cultural, artística e do colecionismo, entre outros assuntos. Essa é a proposta do webprograma Diálogos Literários Pandêmicos, veiculado no Youtube desde o ano passado.


A iniciativa é comandada toda segunda-feira, sempre a partir das 19h30, pelo escritor e jornalista Edgar Borges. Em março, como parte da contrapartida de um projeto selecionado em um edital da lei Aldir Blanc estadual, serão entrevistados quatro escritores e escritoras de contos, crônicas e romances.


Em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, Edgar conversará com Vanessa Brandão, jornalista, cronista e editora do blog Minha Janela. O contista Gabriel Alencar, autor do livro Personagens não bíblicos e suas histórias, será entrevistado em 15/3. No dia 22, a conversa será com Afonso Rodrigues de Oliveira, articulista do jornal Folha de Boa Vista há mais de trinta anos e autor do livro de crônicas Caçador de Marimbondos e do romance E Deus criou o Mundo. Alexia Braga, contadora de histórias e autora de vários livros voltados para o público infanto-juvenil, é a convidada do dia 29/3.


Diálogos Literários foi um projeto de Edgar Borges durante vários anos em feiras e eventos literários de Roraima. O propósito era conversar com escritores sobre o seu fazer artístico, apresentando ao público dos eventos os autores.


Com a reclusão como medida de segurança diante da pandemia de Covid-19, decidiu acrescentar o termo “pandêmicos” e convidar representantes de outras áreas para conversar, via internet, sobre temas como colecionismo, artes plásticas, teatro, história da cidade de Boa Vista, cinema e, principalmente, literatura. Nasceram assim, os Diálogos Literários Pandêmicos. Para acompanhar as entrevistas, acesse e se inscreva no canal www.youtube.com/edgarborges.


“Apesar de fazer jornalismo cultural desde a década de 1990, sempre me foquei na escrita e nunca no audiovisual. Entrevistar pessoas neste formato é um desafio e, ao mesmo tempo, uma diversão que me ajuda a relaxar enquanto não chega a vacina para todos e o melhor for o distanciamento social”, explica o escritor.


A realização desta sequência de entrevistas em março complementa o projeto “Literatura e prosa em Roraima”, que Edgar aprovou no edital N° 006/2020 - Prêmio Dorval de Magalhães de Literatura. Este projeto é apoiado pelo Governo do Brasil e pelo estado de Roraima, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e do Fundo Estadual da Cultura, com recursos provenientes da lei federal N⁰ 14.017, de 29 de junho de 2020.


Pela proposta aprovada, a Secult comprou exemplares do livro de contos Sem Grandes Delongas para efetuar a distribuição em escolas e bibliotecas de Boa Vista e dos municípios do Interior e Edgar realizaria os encontros com outros autores da área da prosa.


“Sem Grandes Delongas é um livro de contos que aborda temas como relacionamentos amorosos, cenas do cotidiano urbano da Amazônia, mitos e lendas da região Norte e muitas situações do dia a dia. O conteúdo pode ser lido sem nenhuma restrição por jovens e adultos e eu espero que em todos os municípios o livro encontre leitores”, afirma Edgar, que também disponibilizou em seu blog (www.edgarb.blospot.com.br) uma versão digital e gratuita da obra.



PODCAST – Em outra iniciativa envolvendo jornalismo e cultura, Edgar se uniu ao jornalista Luiz Valério e à poeta Zanny Adairalba produzir semanalmente o podcast chamado Macuxicast, voltado para as artes de forma geral. As entrevistas são publicadas sempre às quintas em todas as plataformas de streaming e no site www.macuxicast.com.


SERVIÇO


O QUE - Webprograma “Diálogos Literários Pandêmicos”, com Edgar Borges e convidados

QUANDO – Segundas, às 19h30

ONDE – No canal www.youtube.com/edgarborges

8 visualizações0 comentário