• Luiz Valério

Benjamin Monteiro, um capítulo da história do rádio em Roraima


O radialista Benjamin Monteiro começou sua história no rádio no ano de 1963, na Rádio Difusora de Roraima

Ele começou no rádio em 1963 a convite de Carlos Alberto Ribeiro de Araújo, então diretor da Rádio Difusora de Roraima, inaugurada seis anos antes. Refiro-me ao radialista Benjamin Barbosa Monteiro, ou simplesmente, Benjamim Monteiro, a mais tradicional voz e o locutor mais antigo em atividade daquela que é a primeira emissora de rádio de Roraima.


Com seu timbre de voz grave e sua dicção inconfundível, Benjamin Monteiro foi, ao mesmo tempo, testemunha ocular (como diria o Repórter Esso) e narrador dos principais fatos políticos do estado. Noticiou, por exemplo, a assunção ao poder pela via democrática do brigadeiro Ottomar de Sousa Pinto, primeiro governador eleito pelo voto direto em Roraima.


Movimentos musicais como a Jovem Guarda e a Bossa Nova, que embalavam a vida dos brasileiros de Norte a Sul, também foram acompanhados pelo radialista, daqui, do Extremo Norte do Brasil, com muito interesse. Inclusive, um dos momentos marcantes da carreira do profissional foi o show do mega astro da música popular brasileira, Roberto Carlos, em Boa Vista.



“Aquilo foi uma verdadeira loucura”, diz Benjamin, lembrando o frisson que o então rei do iê-iê-iê brasileiro, que era o maior nome da Jovem Guarda, causou pelas bandas de cá. Ele conta que a rotina da cidade foi absolutamente quebrada, dado o alvoroço que a presença do astro da música causou naquela então pequena e pacata Boa Vista da segunda metade dos anos 1900.


Dono de uma memória invejável, Benjamin lembra o nome dos ouvintes mais antigos e das músicas que mais tocava em seus programas, há 30, 40 anos. Artistas como Clara Nunes, Altemar Dutra, Roberto Carlos, Erasmo Carlos (o Tremendão) e Wanderléia, entre outros astros da música da época, estavam sempre presentes no roteiro musical. Hoje, entre uma lembrança e outra, Benjamin arisca uma cantoria dessas músicas que fazem parte da sua história profissional.


A estreia de Benjamin Monteiro no rádio se deu exatamente na apresentação do hoje icônico programa Mensageiro do Ar, a atração de maior audiência de todos os tempos da grade de programação da Rádio Roraima. Curioso notar que a receita do programa era simples. Consistia basicamente na prestação de serviço, com a leitura de recados, voltada para os trabalhadores dos garimpos, para os colonos e para os moradores das áreas mais remotas do estado.


O sucesso e o respeito conquistados por Benjamin Monteiro são resultado do seu senso de profissionalismo, seu cuidado com o vernáculo (a Língua Portuguesa), sua dicção séria na leitura de notícias e, o mais importante, o respeito que com sempre tratou seus ouvintes.


Ouça o mais novo episódio do Macuxicast, onde entrevistamos essa lenda viva do rádio roraimense.


  • Wix Facebook page
  • Instagram
  • Wix Twitter page
  • YouTube Classic

© 2020 por Macuxicast.  |  Publicação da Verbo Digital Comunicação e Marketing e Coletivo Caimbé