• Macuxicast

Alex Pizano, o cineasta que projetou Roraima na tela grande

Atualizado: 19 de Dez de 2020



Sim. Em Roraima se faz cinema de qualidade, sim, senhor! O amor pelo cinema e o impacto que o filme Jurassic Park causou na imaginação do adolescente Alex Pizano, aos 13 anos, no já longínquo ano de 1993, definiriam o homem que ele seria, o artista dedicado e comprometido com a sétima arte.


Foi assim que Roraima ganhou de presente um cineasta de extremo talento, que colocou esta terra distante e muitas vezes esquecida do restante País no mapa do cinema brasileiro. A partir daquela experiência impactante com a telona, vendo uma obra prima de Spielberg, o garoto Alex decidiu que faria da produção de filmes sua profissão de fé.


O tempo passou e, de fato, Alex Pizano passou de um cineasta autodidata e experimental a um profissional de cinema conhecido e premiado nacionalmente, devido a obras marcantes como os filmes Cavalgada dos Justos, o mais premiado, O Estranho e Remanescente das Sombras. Estas são algumas das suas realizações cinematográficas mais conhecidas.


Dono de um talento fora de séria e de uma paixão incomum pelo trabalho de Steven Spielberg, Quentin Tarantino e Sergio Leone, além de ser um cinéfilo que consome filmes 24 horas por dia, em suas próprias palavras, Pizano tem tido uma trajetória cada vez mais robusta como cineasta.


Mas, diga-se, ele não é um cineasta qualquer. Alex Pizano é um diretor e produtor que faz cinema de qualidade e extrema competitividade, mesmo enfrentando todas as dificuldades e falta de incentivos que os artistas radicados no Extremo Norte do Brasil enfrentam, seja por questão logística seja por falta de investimentos no setor.


Bom, chega de conversa. Aperta o Play e confere a nossa conversa com o cineasta roraimense, Alex Pizano, em nosso novo episódio do Macuxicast.


Fazer jornalismo independente é uma tarefa custosa. Se você gosta do nosso trabalho e quer continuar sendo informado com independência, considere fazer uma doação para o blog. Doe com o PicPay: @luiz.valerio